terça-feira, 2 de novembro de 2010

Igreja usa músicas do U2 em cerimônia

Igreja usa músicas do U2 em cerimônia

by Cibele Tenório
 
Pessoal, deixo com vocês uma notícia que li na Rolling Stones. Para quem sempre pensa sobre a dicotomia “secular-sagrado” vale ver a iniciativa desse pessoal …
u2
Músicas do U2 serão tocadas durante cerimônias dominicais de uma igreja na Flórida, Estados Unidos. A celebração religiosa, batizada de U2charist – uma mistura do nome da banda com a palavra Eucaristia -, estreou no último dia 23, na First United Methodist Church da cidade de Pensacola.

O site Pensacola News Journal informa que “One”, “With or Without You” e “Beautiful Day” (esta na abertura) fazem parte da cerimônia. “É algo definitivamente diferente”, afirmou ao veículo o reverendo Geoffrey Lentz, um dos responsáveis pelo templo. “Mas a música do U2 é tão profundamente espiritual que acredito que a hora da adoração é o lugar perfeito para ela.”

A iniciativa não é exclusividade de Pensacola. A primeira U2charist, informa a publicação, foi formulada em 2003 pela Igreja Episcopal e mudou de nome em outras entidades. Na estreia deste final de semana, cerca de 200 pessoas participaram do culto, que teve também “Where the Streets Have No Name” e “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”.

O diretor de comunicação da First United Methodist de Pensacola, Jeb Hunt, acrescentou que o mais difícil para incorporar o U2 na celebração foi a escolha das músicas. “Sentamos e vimos as canções do U2 – haviam toneladas delas – para tentar escolher aquelas que seriam melhor usadas na adoração”, explicou. “Não é apenas um show do U2. Nós queríamos músicas com a narrativa da história que estamos tentando contar, sobre a redenção e ressurreição cristã.”

Segundo a reportagem, a banda não cobra direitos autorais das igrejas, desde que as doações acumuladas na U2charist sejam direcionadas ao combate da pobreza global, em especial a entidade beneficente Millennium Development Goals, da qual Bono é embaixador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário