segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

RETRÔ OU VINTAGE?

Os dois termos causam confusão e podem até parecer a mesma coisa, mas pesquisando aqui e ali, descobri que não são sinônimos.
De acordo com o Dicionário Caldas Aulete, "retrô" refere-se a algo que busca inspiração no passado e é uma redução da palavra "retrocesso", ou seja, é uma palavra incorporada à Língua Portuguesa. E também segundo o blog DeCoração, de Lívia Cunha, "retrô" refere-se a objetos ou elementos decorativos que são fabricados na atualidade mas lembram tendências de tempos passados. Um exemplo são os eletrodomésticos da linha Retrô da Brastemp, que são moderníssimos e, no entanto, parecem ser do tempo da vovó; e os utensílios para cozinha recentemente lançados pela marca Coza  (veja ilustração).




Já o termo "vintage" refere-se a elementos ou objetos originalmente produzidos no passado e que são incluídos na decoração contemporânea e não é dicionarizada; isto quer dizer que é uma palavra estrangeira. Neste blog, temos um exemplo: o pôster "Keep calm and carry on" é uma peça de decoração de 1939 e pode muito bem trazer elegância aos offices da atualidade. Para quem está procurando peças vintage para decorar ou presentear, procure a loja Retro 63, que fica em São Paulo (http://www.retro63.com.br/ ou contato@retro63.com.br). Eles vendem de tudo, de leques a lambretas (lembra da sala de estar do Léo Romano?) Não tenho informações sobre lojas deste tipo em Goiânia, o que é uma pena.Veja fotos da Retro 63:


Nenhum comentário:

Postar um comentário