terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MÁRMORE E GRANITO

Olá, amigas e amigos

Sobre mármore e granito, nosso colega Leandro explicou tudo direitinho durante a aula de Elementos do Design. Mas não custa nada relembrar e deixar registradas as diferentes formas e usos destes materiais na decoração de um ambiente.
No site da Casa Campo e Cia, <www.casacampoecia.com.br/revista/arquitetura-e-construcao>, eu encontrei algumas informações preciosas, que resumi neste post. Boa leitura!

Mármores e granitos

Entre as muitas opções disponíveis, os mármores mais procurados são os de tom creme, conhecidos como travertino, para personalizar ambientes, especialmente salas e escritórios; os mármores pretos com rajas brancas; os de tonalidade amarelada, como o crema marfil (Espanha) e boticcino (Itália); o branco com rajas pretas, chamado de carrara (Itália) e o branquinho, chamado de piguês. Há mármores de várias cores: azul, vermelho, verde, marrom etc e nunca uma pedra é igual a outra. Já entre os granitos, sobressaem o branco, o preto e os verdes, na preferência dos consumidores brasileiros.

Importante frisar que nós, designers (segundo o professor Malvadeza), devemos esclarecer a nossos clientes que utilizar pedras na decoração implica em exclusividade! Uma pedra é extraída da natureza e proporciona uma determinada cor, um determinado tom, com características muito específicas. Uma vez efetuada a compra, não se obterá exatamente a mesma tonalidade, com as mesmas rajas em outra chapa. Deve-se planejar muito bem a quantidade a ser comprada pois não se encontrará exatamente a mesma pedra, apenas uma similar; o que pode prejudicar o resultado final de um projeto.

Para acertar na utilização deste material, é necessário observar que os granitos podem ser usados em todos os locais: em pisos externos, bordas de piscinas, degraus de escada e rampas, dando preferência aos acabamentos ásperos com efeito antiderrapante, que pode ser o levigado, o bruto, flameado, anticato ou escovado. O mármore também pode ser utilizado em todos os locais, no entanto, lembre-se de que é uma pedra mais porosa e, por isso, absorve mais água, ocasionando manchas e desgaste mais evidente. Melhor usá-lo em banheiros, bancadas, pisos e paredes internos. Para a cozinha, o granito é o material mais indicado, principalmente nas bancadas. Polido, sua superfície torna-se bem higiênica.

Agora vamos aos acabamentos que estas pedras podem apresentar :

* Polido: após a serragem, a chapa é polida por meio de abrasivos especiais. Indicado para áreas internas (pisos e paredes) e fachadas. É o mais utilizado em bancadas de cozinhas e banheiros.

*Bruto: material sem acabamento, é apenas serrado. Muito utilizado em projetos rústicos.

* Jateado: acabamento feito com jato de areia. Sem brilho, é indicado para áreas externas. Ultimamente, tem sido usado para ambientes internos, para dar um ar mais rústico.

* Levigado: tipo de acabamento em que são utilizados apenas os primeiros abrasivos. É um semi-polimento em que a superfície da pedra não apresenta brilho. Indicado para áreas externas e algumas internas. É para quem gosta de superfícies foscas...

* Flameado (do inglês flame, "chama de fogo"): água e fogo queimam a superfície da chapa, atribuindo textura antiderrapante ao material. É muito utilizada em áreas externas e locais como bordas de piscinas, escadas, calçadas e rampas.

* Apicoado: de aspecto mais agressivo que o flameado, é antiderrapante e muito utilizada em áreas externas e revestimentos. É conseguida através da perfuração uniforme de toda a superfície da chapa; apresenta o aspecto de "pequenos furos", como se estivesse "esburacado".

* Anticato ou escovado: obtido através da escovação da face do material em uma banca, pode ser aplicado em cima de outros acabamentos. Sobre o levigado (efeito couro), é bastante utilizado em bancadas, piso e revestimento. Sobre o flameado (efeito envelhecido), é bastante escolhido para bordas de piscinas, pisos e revestimentos. Dependendo da quantidade de escovas utilizadas, pode manter a textura antiderrapante.

Espero que tenham gostado deste post. Se quiser, acrescente alguma informação para compartilhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário