terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CONCIERGE, O QUE É?

Algumas pessoas perguntaram sobre o termo "concierge"...  É uma palavra francesa, não dicionarizada (por isso deve ser digitada em itálico) que indica  o profissional que trabalha em hotéis ou em prédios residenciais e que se coloca à disposição dos hóspedes para resolver pequenos problemas ou para proporcionar bem-estar. É o profissional que fica na recepção e providencia passagens; compra algum remédio; chama o táxi; ajuda nas compras; providencia conserto de aparelhos ou conserto de roupas; indica restaurantes, pontos turísticos, lojas especializadas e assim por diante.

Na Wikipédia, encontrei o seguinte: "Concierge (francês) é a pessoa que geralmente vive num prédio de habitação ou nas suas proximidades e é a responsável por controlar as entradas e saídas do prédio. É ainda responsável por assegurar as mais diversas tarefas de manutenção. O termo evoluiu do francês, Comte Des Cierges, o contador de velas". Em um hotel, este profissional assume as tarefas já mencionadas e pode trabalhar em um balcão no saguão (lobby, hall) do hotel; este balcão também pode ser chamado de conciergerie, em francês, ou conciergeria, numa versão aportuguesada!

Hoje em dia, os concierges oferecem uma ampla gama de serviços em uma variedade de locais, desde corporações até condomínios. E a despeito do comum engano de que estes profissionais trabalham apenas para os muito ricos, na realidade seus serviços estão disponíveis a pessoas de todas as faixas de renda. Em  Goiânia, por exemplo, alguns prédios do Setor Oeste e condomínios fechados, os moradores mantém o porteiro prestativo, inclusive porque ele auxilia os mais idosos a carregar as compras. Isto é um trabalho de concierge, pois ultrapassa as funções de porteiro. Existem empresas que oferecem concierges de luxo para realizar festas, banquetes, temporadas em ilhas paradisíacas, aluguel de aeronave, viagens exóticas etc. Segundo o blog <marketingnaweb2009.blogspot.com> a empresa inglesa Quintessencially oferece um concierge exclusivo para quem puder desembolsar de R$ 3.000,00 a 10.000,00 por ano! Já os portadores do cartão Visa  ou Master Card Platinium - corporativo - têm direito a concierges em viagens, tudo gratuitamente.

Les Clefs d'Or








A logomarca de Les Clefs d'Or EUA
Imagem cedida por
Les Clefs d'Or EUA
Ser um concierge é chique demais da conta! Se você estiver em um hotel e vir alguém com um broche na lapela no formato de chaves douradas viradas para baixo, não se assuste, não é  a comitiva do Vaticano! Um par de chaves douradas cruzadas na lapela de um concierge é o símbolo de Les Clefs d'Or (=as chaves de ouro), a organização internacional dos concierges de hotel profissionais. Para entrar nessa organização prestigiada, os pretendentes devem ter pelo menos cinco anos de experiência no setor hoteleiro e serem patrocinados por dois membros atuais. Depois, eles precisam passar por uma análise rigorosa da diretoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário